A energia das cores nos hotéis

Decorar um quarto de hotel não é só pensar no tecido, na mobília e nas cores. É entender o porquê de usar elementos com determinados tons. Essa análise ajuda a criar um ambiente de bem-estar e conforto ao hóspede. A VAG Confecções faz exatamente isso em seus projetos de cortinas para hotéis.

Veja algumas dicas sobre a psicologia das cores para efeito de energização (Feng Shui) – e  que você pode aplicar em sua casa também!

Amarelo – representa a riqueza, nobreza. Estimula o intelecto, a  concentração e a comunicação. Acelera a energia do ambiente. Atrai boas energias.

Azul - A essência da cor azul está na energia que transmite tranquilidade e harmonia. O azul escuro está mais para o lado da sabedoria e da intuição, por isso sua energia é mais bem aplicada em quartos, bibliotecas e locais de meditação. Já o azul claro é considerado pelo Feng Shui uma cor que promove a espiritualidade, a juventude e a paz.

Branco - A cor da pureza, o branco simboliza paz, limpeza e frieza. Pode ser usado em qualquer local, mas deve sempre ser associado a outras cores, para não ter efeito negativo. O branco misturado a um tom vivo pode ser usado na cozinha, no quarto, no banheiro e na área de serviço. Em todos os casos, deve haver um equilíbrio entre os elementos do ambiente, e isso você consegue com quadros e enfeites.

Cinza - Composta pela mistura dos opostos: preto e branco, o cinza é símbolo de equilíbrio e pode ser usado de formas variadas. Se por um lado parece ser triste, por outro representa modernidade e elegância. Os tons de cinza variam entre grafite, prateado e gelo. Para uma composição moderna e alegre, equilibre a cor com tons mais vivos.

Laranja - A cor da criatividade, além de estimulante, é também visualmente agradável. Representando o elemento fogo, o laranja transmite energia favorável à coragem, ao intelecto e a atividades de criação. O tom é ideal para ambientes sociais da casa, como sala, cozinha e varanda.

Preto - No Feng Shui a cor preta é associada à água. Apesar disso, ela não tem a leveza e a naturalidade do elemento, por isso deve ser aplicada com cuidado. Sua energia estimula o intelecto e o espiritual, assim como gera sofisticação ao ambiente.

Por ser uma cor muito forte, não pode ser usada em qualquer local. Em excesso deixa o ambiente triste, sombrio e tende a gerar pessimismo nas pessoas. O ideal é aplicar o preto na combinação clássica com branco ou com tons de cinza, para deixar o local moderno.

Rosa - Os tons rosados representam amor, ternura e romance. É uma cor pura, por ter o branco em sua composição, mas também contém uma suave energia yang, vinda do vermelho. Seu uso é sempre associado a locais delicados e femininos, mas os vários tons de rosa permitem o uso em salas de estar e quartos de casal, aumentando a energia do amor e deixando o local mais moderno.

Roxo - A mistura de azul e vermelho faz do roxo uma cor que gera equilíbrio entre emoção e razão. Sua energia transmite poder e conecta o ambiente às energias da compaixão e da fé. Usada em combinação com branco ou cinza, a cor pode deixar os detalhes do quarto, da sala e até do banheiro muito mais charmosos.

Verde - A cor da harmonia está associada à natureza, à vida, a energias e a crescimento. Por ser também uma cor que estimula a esperança e acalma o sistema nervoso, pode ser usada em quartos de criança para transmitir energia positiva.

Vermelho - O vermelho é a cor da força, da energia e da paixão. Ela transmite vitalidade e calor para os ambientes, além de aumentar a autoestima das pessoas que os frequentam. Por estar ligado ao elemento fogo, acaba por ser uma cor muito estimulante, por isso deve ser usada com cuidado.

(Com informações Portal Terra)

Deixe um comentário